Começando agora em tech? | Vagas badaladas da semana passada
Na nossa ilustre news de hoje vamos falar sobre o que pode ser uma ótima base para quem está começando na área de tecnologia, especificamente na de programação! E também as vagas da semana passada!
Ainda que você não seja um iniciante em tecnologia, considere enviar essa news para alguém que você conhece que esteja começando a jornada. E fique tranquilo(a) que nossos próximos conteúdos serão destinados também a quem já está há um tempo nessa estrada!
E ae, como você tá?
Tudo certo por ai? Por aqui tudo bem! Estou escrevendo com uma proposta um pouco diferente, a ideia é bater um papo com você, principalmente se você respondeu SIM a pergunta do assunto deste e-mail, se você é novo na área de tecnologia, seja começando a carreira profissional agora ou migrando de área.
Eu me lembro quando comecei a trabalhar com tecnologia, em 2009, muita coisa era diferente de como está hoje, tecnologias, cursos, iniciativas, e até a #bolhadev do Twitter era bem menor. Obs.: Uma curiosidade inútil pra você, conhece a tag #SouDev? Participei da criação dessa tag, em 2010, lembro das reuniões que fazíamos no Google Wave (não é dessa época? Dá um Google hahaha), chegamos a ter site, e o projeto teve bastante engajamento na época.
Enfim, o mundo era outro também, né? Mas na questão de tecnologia, não havia tanto curso, bootcamp, workshop e uma série de promessas, como as de hoje.
E eu tenho conversado com várias pessoas e sei o perrengue que um júnior enfrenta pra começar a trabalhar na área. Seja nos estudos e também na questão do primeiro emprego, que embora estamos em uma era boa de T.I, é evidente que profissionais mais experientes tem sido os mais requisitados no momento, e poucas empresas dão oportunidades para quem está começando.
E por ter tanto curso, muitos bons, porém outros não tão bons assim, é muito difícil perder o foco, não saber por onde ir, qual framework dominar e seguir adiante.
Fala pra mim, é um mar de opções e é muito fácil não saber qual seguir, certo?
Minha opinião (e que pode não ter nada haver):
Isso que vou te dizer agora eu diria pra qualquer pessoa, como já disse, seja pessoalmente, em uma reunião, café em cafeteria, cerveja em um boteco, mentoria online, e que pode não ter nada haver, mas é o que, no meu ponto de vista, enxergo como sendo um dos melhores caminhos. E é também o que eu faria se estivesse começando agora.
Comece pela base!
Eu sei, é JS, Python, Ruby, PHP C#, C++, Java, Swift, React, Vue, Angular, RoR, uma série de tecnologias, tem um oceano no front-end, um mar no backend, e um universo em cada outra área, banco de dados, DevOps, e etc... Se eu que tô há 10 anos na área fico perplexo com o tanto de coisa, imagine alguém novo e/ou que chegou agora?
Mas uma coisa é certa, casas são construídas pelas suas bases, nunca se iniciou uma casa pelo teto, pelo menos não uma que se quisesse durar por muito tempo.
Considere em seu plano de estudos, e de preferência, (caso possa) estudar antes de entrar em linguagem e framework, entender os pilares da computação, são elas:
Algoritmos
Estrutura de Dados
Matemática discreta (Conjuntos)
Claro que tem mais coisa, mas esses 3 pilares acima vão te dar um excelente embasamento e insumos para saber lidar com as tecnologias, linguagens e frameworks, transitar entre eles, e enfrentar com mais técnica os bugs, problemas, elaborar soluções e demais questões que entrar no seu caminho diante o desenvolvimento de um projeto.
Você não precisa se especializar e investir ANOS nesses 3 tópicos antes de pular para as tecnologias "famosas" no mercado, mas entender algoritmos vai moldar seu pensamento sobre como funciona e como se desenvolve um, estrutura de dados vai te fazer entender cada tipo de informação, suas definições, tipos, limitações, e a matemática discreta te dará um apoio principalmente na questão de conjuntos, que te ajudarão, com certeza, a entender melhor como se criar queries, e extraindo a melhor performance e resultados delas.
Começar a casa pelo teto pode ser um problema
O que eu mais vejo, pelo menos no que sou impactado nas propagandas em minhas redes, é gente prometendo te ensinar stack (tríade HTML, CSS, JS e um framework, geralmente React) e prometendo que em uma quantidade X de tempo, geralmente pouco, você dominará e já estará apto a faturar não sei quantos mils por mês remotamente.
O problema é que, se nesse curso, não te der uma boa base sobre o que foi falado acima, você poderá, em algum momento, enfrentar problemas e talvez sem saber nem por onde começar resolver. Justamente por não ter uma base que te dê suporte pra isso.
Por isso, fique atento com todas as promessas de cursos que pipocam pra você, e caso opte por investir tempo e dinheiro em algum, confira a grade de aulas, o que será ensinado, e se possível mostre a alguém mais experiente e peça uma opinião.
Te desejo sucesso e diversão na caminhada!
Tenho um carinho muito grande por quem assina essa newsletter, por cada pessoa que segue o bot, e se você está começando, está com energia, tempo e alguma quantia para investir em aprendizado, gostaria que essa aposta seja a mais certeira possível, sei como é a expectativa em aprender, construir, e diante um momento de ouro como o que estamos vivendo, é importante orientar as pessoas a saber diferenciar o que é algo bacana de se investir, do que algo que pode ser uma roubada, afinal não é toda pessoa que é bem intencionada em vender algo que realmente entregue valor.
E sabemos que em um momento de economia delicada como a atual, muitas pessoas se encantam quando encontram possíveis soluções rápidas e milagrosas.
Trabalhar com tecnologia não é nada fácil, exige muita dedicação, estudo, mas se você ir adiante, com certeza será recompensado por toda a dedicação.
Hoje tenho o privilégio de caso eu quisesse, encerraria as atividades da minha empresa e escolheria qual empresa trabalhar no mercado, mas pra chegar até esse nível de experiência e maturidade profissional, foram anos, anos virando madrugadas, anos ficando até tarde nas empresas para suprimir demandas e realizar entregas, corrigindo bug, quebrando a cabeça criando funcionalidades, finais de semana/feriados trabalhando, e muitas e muitas horas dedicada aos estudos.
É aquele velho ditado: "Tem gente vendo agora as pinga que eu bebo, mas não viram os tombo que eu levei." A gente rala, mas a gente chega lá! E se eu cheguei, você também vai!
Espero que este e-mail lhe seja útil, que de alguma maneira possa te ajudar a ter mais direcionamento ou qualquer tipo de luz no seu caminho!
Estou sempre disponível para conversar, debater, e se quiser continuar o papo, basta me chamar no Twitter, aqui é o humano que dá vida a este bot, Vinícius Lourenço, o @ViLourenco.
É isso, e se você conhece alguém que tá começando também, considere encaminhar este e-mail para esta pessoa, ficaria feliz por conseguir ajudar mais pessoas, e que elas também conheçam o bot mais legal do Twitter! @ViUmaVaga
Um bom final de semana pra você!
Vagas badaladas da semana passada!
Faça parte!
Se você curte o @ViUmaVaga e deseja nos ajudar financeiramente para melhorar ainda mais nossos projetos, e tirarmos mais ideias e iniciativas do papel, considere nos apoiar com a quantia que quiser e puder, pelo apoia-se! Link: https://apoia.se/viumavaga
Saiba mais sobre o projeto!
Gravei um video para falar um pouco mais sobre o projeto, os planos para o futuro e para que todos saibam que por trás dessa automação toda do bot, há humanos! Rs!
Estamos no Instagram!
Muito em breve também vou interagir lá pelo Instagram e gerando mais conteúdo durante a semana, então já começa a seguir, assim não vai correr o risco de perder as novidade quando começarmos. Falta pouco, mais algumas semanas e boa!
https://instagram.com/viumavaga
Obrigado mais uma vez!
Muito obrigado por ter lido até aqui, por ter se inscrito e acompanhar nosso projeto. Isso me deixa muito feliz e motiva a cada vez contribuir mais e das mais variadas formas com essa comunidade que está começando!
A música da semana eu descobri por acaso semana passada! Dá um gás legal pra se exercitar, recomendo!
Boa semana!
Abração!
Vinícius Lourenço
(CEO, CTO, Founder, Developer, Sysadmin, Head of Marketing e Severino faz-de-tudo no @ViUmaVaga)