Por onde estudar? Cursos pagos ou gratuitos? | Vagas badaladas da semana!
Nossa fabulosa newsletter chegou! Pegue seu café, seu chá, ou seu refrigerante e saboreie nosso conteúdo enquanto bebe alguma dessas bebidas! Ah, e claro, tem vagas badaladas da semana também!
Após o nosso texto da semana, você confere abaixo:
🤝 Vem conhecer e se cadastrar na Potência Tech, da nossa parceria com o iFood, e tenha acesso a cursos gratuitos e muito mais! VEM!
🦾 Vagas badaladas das semana!
🎵 Indicação musical da semana!
🕛 Tempo de leitura: 9:12 mins. (Vai bem com☕)
Por onde estudar? Cursos pagos ou gratuitos?
Se já fica um pouco difícil de escolher pra quem já está na área e quer se atualizar, pra quem está começando é ainda mais complicado, certo?
Depois dessa thread abaixo que tá rolando desde ontem à tarde lá no perfil e recebendo diversos tipos de comentários, vi muita gente na mesma dúvida e/ou situação, logo optei por escrever sobre isso!
Bom, a ideia deste texto não é ter uma resposta pronta, uma receita, mas te ajudar a decidir qual o melhor pra você, ou então apenas clarear um pouco sua mente.
Atualmente existem uma pancada de cursos, escolas, bootcamps, dos mais variados tipos, tanto pagos como gratuitos, e quando vamos escolher, no momento de pesquisar, é comum se deparar com muitas opiniões diversas, o que pode te deixar numa confusão maior do que a de quando começou a buscar por informações.
Chega até a ser algo subjetivo, pois haverão pessoas que se darão bem com um certo tipo de didática, ou até por uma relação de simpatizar com professor(a) x, logo é uma questão não tão fácil de responder.
Mas vamos tentar clarear um pouco a mente!
O mais importante, as bases!
Eu sei como é o sentimento de realização, como também o brilho nos olhos ao ver algo que você fez ali na tela funcionando, por essas razões muitas escolas e cursos tendem a ensinar primeiramente o combo: HTML, CSS e JS.
O que não é nenhum problema, mas a grande questão é: antes, ou em paralelo: ESTUDE AS BASES!
Que bases são estas?
Lógica da programação;
Algoritmos;
Estrutura de dados.
Com estes 3 acima você já tem uma base sólida para evoluir com mais facilidade no futuro ao transitar entre diferentes linguagens de programação, bem como ter mais “bagagem” ao se deparar com um bug cabeludo diante algum framework ou sistema específico, pois sabendo como as coisas funcionam “por debaixo dos panos”, é possível ter mais conhecimento pra fazer uma engenharia reversa ou solucionar, entender, resolver certos problemas com mais facilidade!
É certo que esses tópicos não são lúdicos quanto o combo CSS, JS e HTML, ou seja, você não vai ver coisas saltando na tela, e além de ser uma parte mais teórica, haverão exercícios que irão demandar caderno e caneta, como por exemplo a tabela verdade para entender como funcionam portas lógicas, ou até mesmo escrever no papel um algoritmo para determinado entendimento.
Logo, tente alinhar estas bases para se estudar antes ou durante o aprendizado deste combo que é ensinado, principalmente caso neste curso não tenha uma base minimamente sólida e já tenha começado, logo de cara, a te explicar sobre tags HTML, classes CSS e funções em JS sem te dar um alicerce disso antes.
Claro que há pessoas que aprendem de diferentes maneiras, e também que o que eu estou dizendo não é uma verdade absoluta para todo tipo de pessoa e suas variadas formas de aprender.
Mas eu diria que é uma forma linear interessante de, gradativamente, te mostrar como funcionam as coisas pra que você vá construindo a casa pelas base e não pelo teto, ou seja, as coisas vão fazendo sentido de uma maneira muito mais lógica na sua mente.
No Coursera existem 2 ótimos módulos de introdução a ciência da computação, de graça e oferecido pela USP:
E pra quem sabe inglês tem outros excelentes cursos de ótimas faculdades do mundo afora!
Tenho outros dois textos bacanas de edições anteriores que podem complementar tudo isso, recomendo a leitura!
Veja a ementa e grade do curso!
Esse é um ponto de atenção importante: veja bem o que o curso ensina! As matérias, os tópicos!
Foque no que o curso te ensina e não tanto nas promessas de vida que você terá ao fazê-lo.
É muito comum na venda de um curso, seja lá qual for, ter um zilhão de promessas de como sua vida será após o curso, de quantas cifras você vai ganhar, da onde vai trabalhar e etc, não se atente tanto a isso, preste atenção no conteúdo do curso, e o que você conseguirá fazer ao concluir, o que ele irá te ensinar!
Qual seu grau de disciplina?
Essa é uma outra questão muito importante a se fazer!
Como você funciona neste sentido?
Você consegue realizar cursos de maneira assíncrona, ou seja, sem ter que ter hora marcada, sem ser ao vivo, simplesmente se comprometendo consigo mesmo a, de maneira continua, começar e finalizar.
É importante ter isto em mente, pois caso você não tenha se saído muito bem neste quesito, tendo gasto apenas dinheiro e tempo, vale a pena procurar por cursos que tenham hora pra começar e acabar, que tenha um professor ali ao vivo, desta forma se seu comprometimento é melhor neste formato, vá em frente!
Cursos pagos ou cursos gratuitos?
Depende, existem bons cursos e escolas em ambas as modalidades.
Há até quem prefira pagar para ter mais compromisso e disciplina, pois por estar investindo seu dinheiro, ao invés de fazer um de graça (e talvez com o mesmo conteúdo), acaba por ter mais consistência, que não teria caso não tivesse pago.
A psicologia explica. 😂
E está tudo bem, afinal se você achou uma forma de se comprometer, iniciar e concluir, tendo possibilidades financeiras de pagar, show!
Vale ressaltar que muitas vezes os cursos pagos possuem mais compromisso com a atualização do curso, ou seja, eles atualizam os módulos e/ou tópicos que necessitaram de atualização daquela linguagem ou framework em específico ao longo do tempo.
Não é uma regra de que se curso é igual a pago, logo estará com sua grade atualizada as mudanças daquele conteúdo e se curso é igual a gratuito, estará desatualizado, mas vale a pena você prestar atenção nisso antes de tomar sua decisão.
Particularmente acho os cursos do famoso professor Guanabara sensacionais, ele possui um canal no YouTube chamado “Curso em Vídeo” com quase 2 milhões de inscritos e uma penca de aulas, inclusive muito conteúdo atualizado!
Veja as playlists do canal ou então nesse link abaixo, que está mais organizado: https://www.cursoemvideo.com/cursos/.
Não estou recebendo nada por recomendar os cursos do professor Guabanara, só estou recomendando pois de fato é um bom conteúdo e ele está há anos realizando este trabalho!
Conclusão
Além de cursos online, como também os presenciais, há as documentações, que muitas vezes contém tudo que precisamos para começar a entender como funciona framework x ou biblioteca w.
Além disso, 90% dos cursos vão dar uma introdução, ou ainda que seja completo, cabe a nós que continuemos a estudar e ir atrás de conhecimento pelo resto de nossas vidas tão logo estivermos trabalhando com tecnologia.
Aprender a aprender é uma das coisas mais importantes que devemos ter em mente, e seja via cursos, sejam eles pagos ou não, seja por documentações, enfim… estes meios servirão muitas vezes de um empurrão inicial, enquanto que devemos continuar aprofundando o conhecimento sobre o que estamos estudando.
E vale dizer que hoje em dia estamos vivendo uma época de ouro com muito conhecimento, inclusive de excelentes institutos e faculdades ao nosso acesso, de forma gratuita!
Em contra partida e infelizmente, há também muita promessa de curso milagroso e/ou que resolverá sua vida que provavelmente não lhe acrescentará muita coisa, se não frustrações. Portanto pesquisa antes!
Resumindo tudo e complementando um pouco mais:
Aprenda a base primeiro ou em paralelo ao que você está vendo (caso já não seja a base);
Foque conhecer a grade e o conteúdo do curso, e não em suas promessas, principalmente se tiver palavrinhas como: atalho, hacks, fórmula, método e etc…
Entenda como você funciona, e veja qual formato é melhor! Definido seu formato (assíncrono ou síncrono) filtre por cursos neste sentido;
Leia feedbacks, mas também não acredite 100% em tudo que estão dizendo, saiba distinguir o que estiver lendo;
Se possível, faça uma aula teste, veja o conteúdo que é gratuito, caso o curso seja pago! E assim avalie a didática e qualidade disto que você pretende investir.
Não esteja só, participe de comunidades com mais pessoas que estão passando e que já passaram pelo que você está passando, isso te ajudará muito! (Temos inclusive a nossa lá no Discord!)
Bom, espero ter ajudado a clarear mais a sua mente, se ficou alguma dúvida, comentário e/ou esclarecimento, manda aqui nos comentários que a gente continua o papo!
Em parceria com o iFood:
Você sabia que o iFood tem uma plataforma gratuita de capacitação em tecnologia?
Aproveitando que estamos falando de cursos, está aqui uma ótima oportunidade de você ter os primeiros contatos com conteúdo de tecnologia, e de graça!
Lançada em outubro de 2021, a plataforma Potência Tech do iFood, que conta com cursos gratuitos, que apresentam e despertam para o universo da tecnologia, bolsas para formação na área e uma trilha voltada para empregabilidade, já soma mais de 40 mil inscritos, com mais de 17 mil bolsas gratuitas disponibilizadas e mais de 1.500 pessoas empregadas.
As formações disponibilizadas durante esse primeiro ano da iniciativa contemplaram programação com foco em web full stack, back-end, front-end e dados em diversas linguagens.
Vagas badaladas da semana!
Muito obrigado por ter lido até aqui!
Obrigadão para você que leu nossa newsletter do início ao fim, e pra quem leu só alguma parte também fica meu muito obrigado!
Se puder, dê um like aqui no post para que eu saiba que tem gente curtindo a newsletter, isso anima e motiva muito quem cria conteúdo!
Se puder (2), compartilhe com sua rede, seus grupos, amigos e conhecidos que possam estar na mesma situação, espero que possa ajudar a quem ler!
A música da semana é da banda Los Hermanos, sim eu curto, sou geração millenium e os caras mandam bem! Hahahaha
E essa é uma música muito bacana principalmente pelos arranjos de trompete em determinado trecho da música, fica a dica! Espero que curtam!
Até semana que vem, ótimo fim de semana!
Forte abraço!
Vinícius Lourenço
(CEO, CTO, Founder, Developer, Sysadmin, Head of Marketing e Severino faz-de-tudo no @ViUmaVaga)